Heineken® No Lineup Festival: a sustentabilidade por trás do primeiro festival proprietário da marca
- viniciusarauujo

- há 2 dias
- 3 min de leitura
O primeiro festival proprietário da marca no Brasil reforça a responsabilidade com o meio ambiente em ações de circularidade, redução de resíduos, geradores movidos a biodiesel e mais

Neste sábado, 25 de outubro, a Heineken apresentará seu primeiro festival proprietário no Brasil: o Heineken® No Lineup Festival. As atrações serão reveladas apenas ao longo do dia e os ingressos, distribuídos gratuitamente, já estão esgotados. O evento integra a plataforma Green Your City, lançada pela marca em 2021, que agora se expande no universo da música para materializar um dos propósitos centrais da Heineken: promover momentos de conexão genuína e experiências que inspiram novas perspectivas de forma responsável e alinhada à sustentabilidade.
Em sua primeira edição, o festival reforça essa ambição ao operar sob critérios sustentáveis: toda a energia utilizada virá de geradores movidos a biodiesel, em parceria com a Prime, além de compensação adicional de energia elétrica por meio de certificação I-REC garantida pela usina de energia eólica da Heineken. Além disso, o evento visa a redução das emissões de carbono, que também serão compensadas em parceria com a Aguama, visando impacto ambiental neutro.
Com foco em circularidade e redução de resíduos, o festival também conta com ações como gestão de resíduos conduzida pela Trash In, utilização de copos retornáveis para chope e biodegradáveis para hidratação, além de embalagens de food trucks produzidas com materiais prioritariamente recicláveis ou biodegradáveis, influenciando todos os parceiros e o setor a redução de plásticos descartáveis. A cenografia e paisagismo terão destinação responsável, sendo reutilizados em novos eventos ou doados, em parceria com a Cosmo Paisagismo e a Opção A Cenografia.
“O Heineken® No Lineup Festival é uma materialização do que acreditamos enquanto marca: é possível promover experiências inesquecíveis e, ao mesmo tempo, atuar de forma responsável com o meio ambiente. Dentro da plataforma Green Your City, buscamos evoluir nossas práticas de sustentabilidade – desde o uso de energia verde* e a compensação de carbono até a gestão de resíduos e redução de plásticos descartáveis. Cada escolha reflete esta assinatura da marca”, comenta Ligia Camargo, diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.
O Heineken® No Lineup Festival consolida a evolução da Green Your City, unindo música, inovação e sustentabilidade em uma celebração que traduz o equilíbrio entre os principais pilares da Heineken: diversão e responsabilidade.
Com um público estimado em 3 mil pessoas de forma rotativa, o festival terá uma dinâmica inédita. Após a abertura dos portões, o público vai conhecer a estrutura de palcos. E os artistas serão revelados um a um ao longo de todo o dia. Desde o primeiro horário, grandes nomes se apresentarão de forma surpresa. O local terá Beer Walls e bares espalhados, além da presença de Guarita, Holy Burger, Viva Churrasco e Pizza Crek como opções de alimentação. O festival proprietário conta com o apoio de Trident, Club Social Snack, C6 Bank e o player oficial Deezer.
Toda a concepção do festival foi desenvolvida pela ATENAS.ag, agência de brand experience, parceira da Heineken® no Brasil, no planejamento, criação e execução de projetos que conectam a marca à cultura, à música e à sustentabilidade.
GREEN YOUR CITY
Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés de música, cultura e sustentabilidade para a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão. São metas da plataforma:
Energia Verde (renovável): 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
Circularidade: 80% das embalagens da Heineken serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é uma ambição prioritária para a marca;
Microflorestas: A Heineken vai plantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes são uma tecnologia baseada na natureza que visam colaborar com sombreamento, redução de temperaturas, absorção de água e purificação do ar.
Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. O objetivo é atingir anualmente 90% da população conectada com a mensagem de responsabilidade e consciência com consumo de álcool.
*Energia verde = energia renovável




Comentários