Amazon
top of page

Tiny Desk Brasil estreia hoje com João Gomes no YouTube Brasil

Primeiro episódio da versão 100% nacional do fenômeno musical criado pela NPR, nos EUA, vai ar neste terça-feira (07), às 11h, no canal exclusivo do projeto na plataforma


ree

O Tiny Desk Brasil, projeto liderado pela Anonymous Content Brazil, em parceria com o YouTube Brasil, estreia hoje, às 11h, com apresentação de João Gomes em canal exclusivo na plataforma. O cantor e compositor pernambucano abre a aguardada primeira temporada da versão brasileira do fenômeno global de conteúdo musical, ao lado de uma banda com formação inédita, pensada especialmente para o formato. 


Para o grande nome do piseiro e da música nordestina contemporânea estar no Tiny Desk Brasil é um momento memorável. "No dia da gravação do Tiny Desk Brasil, um fã me perguntou na saída do hotel o que eu vim fazer em São Paulo e eu respondi 'Tô indo ali, fazer história!'", emociona-se.


Na mesinha nacional, João Gomes canta clássicos de sua carreira como “Eu Tenho a Senha” e “Dengo” e aposta no potencial de canções como “Deusa de Itamaracá”. Sete músicos acompanham o artista na experiência sonora intimista que acaba de chegar ao país: Jeovanny Sanfoneiro (sanfona), Michael Pipoquinha (baixo), Kainã do Jêje (bateria), Gilú Amaral (percussão), Chibatinha (guitarra), Pedro Porto (violão) e Nilson Sax (flauta e sax).


Com curadoria assinada pelos times de Anonymous Content e Amabis, sob o crivo da própria NPR, o Tiny Desk Brasil segue a tradição do formato original: as atrações são surpresa até o dia em que vão ao ar. O anúncio de cada artista que se apresenta no escritório nacional é feito sempre às 9h do dia da estreia, com a publicação de uma foto instantânea e um texto, ambos de autoria da jornalista e pesquisadora musical Lorena Calábria, nas redes sociais do projeto.


Estão confirmadas duas temporadas com cinco episódios cada, lançados semanalmente às terças-feiras. A primeira temporada, apresentada pela Volkswagen do Brasil, promete movimentar a cena musical com versões exclusivas, revelações e redescobertas que refletem a diversidade e a riqueza da música nacional.


“A Volkswagen do Brasil acredita no poder da música enquanto linguagem universal que conecta, emociona e cria momentos inesquecíveis e é por isso que estamos tão presentes nesse território. Apoiar o Tiny Desk em sua estreia no Brasil celebra essa conexão, porque ele traduz o que mais valorizamos: a autenticidade de encontros musicais, potencializados agora por incríveis vozes brasileiras, e a força das experiências que ficam na memória. É exatamente isso que queremos oferecer aos fãs da nossa marca e da música”, diz Livia Kinoshita, diretora de marketing da Volkswagen para o Brasil e América Latina.


A filosofia pioneira do Tiny Desk Concerts, que influencia formatos de projetos musicais em todo o mundo, tem regras simples e claras que ilustram como a limitação de recursos tecnológicos pode inspirar a criatividade, revelando experiências sonoras únicas e autênticas. A voz não é amplificada no ambiente e o espaço pequeno une os músicos em coesão sonora e estimula arranjos mais criativos. O objetivo é capturar a energia real de uma performance ao vivo, com suas nuances e imperfeições, valorizando a essência da música em seu estado natural e respeitando a organicidade de volumes de vozes e instrumentos, semblantes e ritmos da apresentação.


Sobre o Tiny Desk Brasil


O Tiny Desk Concert, projeto musical criado em 2008 nos Estados Unidos pela NPR (National Public Radio) e fenômeno global em conteúdo musical na internet – com mais de 3,5 bilhões de views –, ganhou sua versão oficial 100% brasileira em outubro de 2025. A iniciativa é liderada pela Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, em parceria com o YouTube Brasil, responsável pela promoção e distribuição do conteúdo, assim como pelo modelo comercial do projeto. O Brasil é apenas o terceiro país do mundo a ter uma versão própria do Tiny Desk fora dos Estados Unidos, depois de Japão e Coreia do Sul. 


Em seus 17 anos de história, o Tiny Desk já apresentou mais de 1 mil shows gravados por grandes nomes da música e veiculados no YouTube. Como o próprio nome sugere, as apresentações acontecem à uma pequena mesa de escritório, ambiente intimista que coloca a música em primeiro lugar, com performances muito mais puras e autênticas que as dos grandes concertos. Entre os nomes que já passaram pelo projeto estão Sting (Police), Taylor Swift, Bono e The Edge (U2), Alicia Keys, Anderson Paak, Tyler the Creator e Billie Eilish, entre tantos outros.


“O Tiny Desk não é um fenômeno por acaso. Ver alguns dos grandes nomes da música em apresentações cruas, muito mais próximas e conectadas com a audiência, é o que o torna tão especial e marca seu sucesso internacional. O Brasil já é o segundo país que mais assiste ao projeto – e faz isso pelo YouTube. Então, nada mais natural que termos uma versão só nossa, que tem a plataforma não apenas como a casa do projeto, mas como um parceiro estratégico”, destaca Bárbara Teixeira, CEO da Anonymous Content Brazil.


Seguindo a proposta do Tiny Desk original, as gravações são realizadas ao vivo, com público presente, dentro do escritório do Google, em São Paulo. A filosofia do formato também está presente na escolha dos artistas convidados, com a qualidade sonora em primeiro lugar, visando a relevância e a excelência musical ao vivo. A curadoria é realizada pelos times de Anonymous Content Brazil e Amabis, junto ao crivo artístico da própria NPR. Já as exibições acontecerão em um canal exclusivo no YouTube.


"O YouTube se consolidou como o epicentro da cultura e a música tem papel fundamental nessa dinâmica. A chegada do Tiny Desk Concerts ao Brasil reforça nosso compromisso em oferecer conteúdo premium e relevante para o público brasileiro, especialmente por meio de um projeto que já se tornou icônico. Estamos animados para amplificar as vozes da nossa rica cena musical e proporcionar aos espectadores brasileiros e globais uma experiência única, diretamente do YouTube, onde a música vive e respira”, revela Sandra Jimenez, diretora de Parcerias de Música para o YouTube na América Latina e US-Latin.

Comentários


Copyright © Nação Pop 2023 - Todos os Direitos Reservados.

bottom of page